Triangulação: Fator Ambiental

Ayahuasca como um fenômeno tríplice: Fator Ambiental

O fator ambiental refere-se aos fatores externos ao indivíduo, capazes de influenciar a experiência: 1: o lugar onde o chá é servido; 2: a atmosfera do ponto de vista cultural, espiritual e emocional; 3: como o indivíduo está sendo atendido; 4: a quantidade de pessoas envolvidas, e, 5: o tipo de liderança, são alguns dos fatores a considerar para a justa análise dos resultados.

Normalmente o indivíduo se torna impressionável sobre os efeitos de substância como a Ayahuasca, estado decorrente da magnificação perceptual já mencionada. Esse efeito, acoplado com o aumento da perspicácia (capacidade metafórica e habilidade em gerar psicoassociações criativas), alimenta o lado noético e o imaginário da experiência. Essa impressionabilidade não significa que o ayahuasqueiro é mais facilmente suscetível às  influências de que o homem comum, ou, de que os fiéis das religiões de massas: o grau de credulidade, ingenuidade, ou então de cepticismo (ver nota) de um indivíduo reflete opções cognitivas, filosóficas, assim como traços profundos e estáveis de personalidade, até mesmo inerentes, que não serão transbordados pela ‘força e influencia’ do chá. Ao contrário, esses conteúdos profundos do indivíduo, inclusive tendências básicas como credulidade ou cepticismo, determinam a maneira de significar a experiência.

A visão, o tipo e a qualidade do sistema de crenças pertinentes ao âmbito social no qual o ritual irá ocorrer, assim como a liderança e dinâmica dos trabalhos, são fatores capazes de influenciar a harmonia e a tranquilidade da experiência; possuir uma boa descrição do âmbito onde se irá comungar a poção é um fator importante. Uma liderança pouco interventiva e tranquila favorece o estudo e acesso aos conteúdos pessoais, o exame e integração da sua própria trajetória, o encontro de caminhos e conceitos próprios. Um facilitador precisará ser paciente, empático, familiarizado com os processos da experiência; ele pode ser muito efetivo sabendo refletir os pontos essenciais, fazendo perguntas, observações aparentemente casuais. Cantos, musicas, atitudes e até mesmo orientações diretas bem dosadas, podem ser importantes para facilitar uma experiência suave e rica. O ayahuasqueiro descobrirá que dividindo possíveis dificuldades com companheiros receptivos e compreensivos poderá gerar claridade e conforto. O melhor guia é a própria consciência, e, esse processo interno e singular não deve ser interferido a não se quando solicitado.

Rituais inspiradores e holísticos, ambientes naturais, atividades espontâneas e criativas, permitem a focalização da atenção para regiões psíquicas interessantes. Os próprios conteúdos, junto com a configuração do ambiente, a qualidade do chá, a própria intenção e a do grupo, configuram um processo singular, uma ‘gestalt’, um ‘ser maior’, o próprio ‘eu transpessoal’ da experiência. Reconhecer e ter certeza de estar em sintonia e harmonia com o fenômeno gerado pelo evento é a chave de uma experiência bem sucedida.

(Nota) Cepticismo: atitude ou doutrina segundo a qual o homem não pode chegar a qualquer conhecimento indubitável, quer nos domínios das verdades de ordem geral, quer no de algum determinado domínio do conhecimento.

Os comentários estão encerrados.