Destaques

AYAHUASCA E A SUA FENOMENOLOGIA

Outros Destaques:

Dadas as condições apropriadas, os agentes psicodélicos, por canalizarem a criatividade, são capazes de ampliar qualquer aspeto do desempenho humano; intelectual, artístico, ético ou emocional.

Sentimento triunfante de alegria e liberdade

Às experiências extáticas correspondem sentimentos triunfantes e radiantes de alegria e liberdade. Os relatórios pioneiros de Maslow demonstram que a ocorrência de uma experiência extática, mística ou “oceânica”, é um evento fundamental nas histórias de vida dos seus sujeitos. Maslow declara ser unânime, na apreciação dos participantes, o reconhecimento de efeitos secundários terapêuticos e profundos, capazes de remover sintomas neuróticos para sempre, de liberar maior criatividade, espontaneidade e expressividade; de produzir uma visão e expressão mais saudável, livre e triunfante de si mesmo, um impulso em direção à excelência.

Corporeidade

Por ser um fenômeno psicossomático, à ampliação da consciência cognitiva, corresponde um aumento da consciência do corpo e das suas funções. A consciência de que somos seres e organismos biológicos, que devemos zelar pelo bem estar dos nossos corpos, parece se manifestar na experiência com Ayahuasca. Deixar de fumar, consumir bebidas alcoólicas e alimentos nocivos, uma preocupação com dietas mais saudáveis, práticas psicofísicas do tipo Yoga, Tai-Chi, entre outras; a busca do contato e relação maior com a natureza, são comuns na população dos usuários da Ayahuasca.

Luz subjetiva

Há uma grande intensificação de luz amarelo-dourada na experiência da Ayahuasca; esta intensificação se experimente tanto de olhos fechados quanto abertos. Uma maior luminosidade intensifica as cores e o brilho dos objetos, tanto do mundo exterior como do mundo interno. A experimentação de imagens fantásticas e de uma plasticidade extraordinária (“caleidoscópio”, “descanso de tela”, “cinema de índio”) é frequente na experiência com Ayahuasca.

Es onímodo

Es: Termo proposto por Nietzsche (v. nietzschiano) para designar uma entidade metafísica situada mais profundamente na natureza humana do que o subconsciente freudiano.

Onímodo: que é de todos os modos; que abrange todos os modos de ser; que abrange tudo; sem restrições; ilimitado.

Um aspeto comum da experiência com Ayahuasca, e, por extensão com outros psicodélicos, é uma mutação das afinidades habituais em relação à percepção de si mesmo, do contexto e das relações. Uma fluidez da identidade se manifesta de alguma maneira (união, desunião, agregação, desagregação, combinação, associação, dissociação); sentimentos de levitação e distanciamento do corpo ocorrem com frequência. Esses fenômenos são, em última análise, manifestações parciais e incompletas do estado indiferenciado típico da união mística.

Os comentários estão encerrados.