Estratégia Geral

SOCIEDADE PANTEÍSTA AYAHUASCA

Estratégia Geral de Funcionamento:

Provemos um ambiente tranquilo, descontraído e alegre, um espaço-tempo de qualidade, aberto, onde seja possível expressar ideias, pensamentos e sentimentos, livremente, de maneira ordeira e suave. Procuramos zelar pelo aprofundamento da amizade e união entre os participantes, estimular a intuitividade, a razão, o bom senso, a tolerância e a criatividade.

Na Sociedade Panteísta Ayahuasca, o dirigente dos trabalhos é denominado ‘facilitador’ e está a serviço das pessoas que são estimuladas a se capacitar para tal função. Durante as cerimônias os integrantes estão, preferencialmente, acomodados em círculo. Um facilitador é escolhido para dirigir os trabalhos que acontecem numa ordem e ritual definidos para permitir melhor integração e participação. Algumas práticas ancestrais, utilizadas por indígenas, foram incorporadas para enriquecer os trabalhos.

Desenhamos vários tipos de Cerimônias:

CERIMÔNIAS REGULARES: aqui, dedicamos espaço tanto para a contemplação – em busca de vivências iluminadoras e integrativas – quanto para a meditação e reflexão. Os assuntos mais possivelmente abordados inscrevem-se em diversas categorias como, por exemplo: o essencial da espiritualidade, da cosmovisão indígena e primordial, como a da jônia antiga; reflexões a respeito da estrutura e significado da realidade; pensamentos sobre a natureza e o fenômeno vital; compreensão em relação às situações humanas e significados decorrentes; troca de ideias sobre a natureza do conhecimento, percepção, cognição, consciência e evolução.

CERIMÔNIAS ANUAIS: são geralmente comemorativas – com simbolismos apropriados para cada ocasião – e previstas em certas épocas do ano como os solstícios de verão e inverno e os equinócios.

CERIMÔNIAS CRIATIVAS: elaboradas na intenção de aproveitar ao máximo os efeitos da Ayahuasca – como: intuições, ideações, experiências místicas, ampliação da imaginação (capacidade de ver imagens antes desconhecidas), integração criativa de capacidades, aumento da sensibilidade, e, testar novas maneiras de utilizações, inclusive durante a realização ou apreciação de atividades artísticas.

Podemos considerar todas as Cerimônias como sendo ‘curativas’, por ser a cura um processo re-criativo em direção a um estado melhor de bem estar físico, mental, emocional, espiritual. Consagrando a natureza, o panteísmo em geral, a Sociedade Panteísta Ayahuasca intenta retificar importantes divisões conceptuais (entre o sagrado e o mundo, a religião e a ciência), possibilitando, uma vez bem assimiladas e compreendidas, o surgimento de três tendências em direção à unificação, à criatividade e ao ético.

UNIFICAÇÃO, pelo reconhecimento intuitivo e direto (o ‘religar’ místico) da nossa unidade com o Universo e todos os seres.

CRIATIVIDADE, pela nossa absoluta e imediata integração e identificação com o Universo divino e criador.

ÉTICA, pela compreensão de que somos simplesmente parte da natureza e certamente não o seu centro, finalidade, motivo e propósito.

Os comentários estão encerrados.