Dietas

RECOMENDAÇÕES DE USO DA AYAHUASCA

Evitar tirosina:

Embora o efeito da Ayahuasca sobre a MAO seja de inibição curta e reversível, é interessante, para quem sofre de hipertensão, não utilizar alimentos contendo níveis elevados de tirosina (precursor da dopamina, epinefrina e norepinefrina) convertida em tiramina pelas bactérias intestinais.  A tiramina, na vigência de uma inibição da MAO como a induzida pelo Mariri, pode chegar na circulação gerando elevação da pressão arterial. O uso de alguns estimulantes do grupo das anfetaminas assim como alguns broncodilatadores podem também reforçar uma tendência à hipertensão. Assim sendo, para portadores de hipertensão, achamos por bem recomendar a limitação do uso das bebidas e alimentos ricos em tirosina por 24 horas antes da Cerimônia.

Alimentos ricos em tirosina: vinhos tintos, cerveja e whisky, soja fermentada (misso), favas, queijos envelhecidos e fermentados, peixes defumados, patê de produtos animais enlatados, molhos concentrados de carne, salsicharia, repolho fermentado (Sauerkraut) e aditivos protéicos vendidos em academia de ginástica.

O triptófano:

Algumas pessoas esperando reforçar os efeitos do chá pretendem elevar os seus níveis de serotonina ingerindo maior quantidade do aminoácido essencial, precursor dietético fundamental na síntese orgânica da serotonina o seja, o triptófano.  Vários estudos demonstram que a concentração de serotonina no cérebro é diretamente proporcional à concentração de triptófano no plasma e sistema nervoso. A ingestão dietética de triptófano influencia diretamente a quantidade de serotonina no plasma, cérebro e todos os tecidos do corpo. Para acontecer, o metabolismo do triptófano requer uma quantidade adequada de vitamina B6 e magnésio. O triptófano é o aminoácido essencial menos abundante nos alimentos: além das carnes e anchovas, os queijos tipo suíços, comté, gruyère e parmesão, os ovos e as nozes são ricos em triptófano. Não recomendamos esse tipo de dieta, de eficiência duvidosa, no sentido de reforçar os efeitos do chá – não temos noticias de investigações elaboradas no sentido de conferir os efeitos de um complemento dietético de triptófano em pessoas refratarias ou pouco sensíveis aos efeitos da Ayahuasca.

O regime dos vegetalistas:

Na prática dos vegetalistas, curandeiros utilizando a Ayahuasca como medicina para cura, é comum a recomendação de regimes diversos principalmente sem carne (sendo excluída a carne de porco por muitos dias antes da experiência), gorduras, sal, açúcar, bebidas alcoólicas e abstinência sexual; o tabaco, considerado uma planta sagrada, é usado em diversos rituais. Alguns desses preceitos, como a eliminação do sal e do álcool, se justificam do ponto de vista bioquímico, outras tem justificativas de natureza essencialmente espiritualistas.

O valor relativo das deitas:

Vale salientar que milhares de adeptos, afiliados às grandes seitas sincréticas o Santo Daime e a UDV, não recebem dos dirigentes nenhuma orientação dietética – além de abster-se do fumo, bebidas alcoólicas ou drogas – sem por isso, deixar de obter os resultados desejados nas suas experiências, tampouco, apresentar reações atípicas.

Os comentários estão encerrados.