Convite

CONVITE PARA PESQUISADORES
Estudo Científico:

O estudo científico da Ayahuasca está ainda nos seus primeiros passos. Com o crescente interesse despertado pela poção é de se esperar o surgimento de novas pesquisas.

As pesquisas antropológicas iniciais, realizadas com as populações autóctones, já foram praticamente concluídas. Novos estudos estão sendo feitos sobre o uso das plantas nas comunidades urbanas.

Os estudos bioquímicos estão lentamente desvendando a farmacodinâmica do chá assim como os efeitos a longo prazo de uma utilização regular – como, por exemplo, sobre os receptores de serotonina em diversos tecidos. Novos conhecimentos sobre a presença de DMT endógena no SNC e das suas possíveis funções reguladoras são de se esperar.

Os estudos atinentes ao campo da psicologia podem começar elaborando os modelos já testados nos estudos dos anos sessenta durante a investigação com outros psicodélicos como o LSD, a mescalina e a psilocibina. Inúmeros modelos podem ser imaginados utilizando maximamente os novos recursos tecnológicos da psico-tecnologia.

Ainda pouco se sabe sobre o efeito das plantas em si na evolução da personalidade dos usuários. Pelo menos um estudo demonstra efeitos positivos mas não diferencia o efeito do chá em si do efeito da doutrina religiosa da instituição onde o estudo foi realizado.

Não se sabe se o chá condiciona um tipo de resposta e desenvolvimento específico da personalidade. Estudos comparativos com dados obtidos em diversos contextos ritualísticos esclareceriam mais um pouco os efeitos do chá.

Estudar mudanças de personalidades investigando pessoas antes da sua introdução ao uso do chá e depois da sua participação em número significativo de cerimônias já é exeqüível no seio da nossa sociedade onde as cerimônias de iniciação são planejadas antecipadamente.

As ligações entre os estados de consciência especiais proporcionados pelo uso do chá e possíveis respostas psicológicas e psicoterapêuticas positivas merecem ser melhor investigadas.

O efeito do chá sobre o pensamento, o seu fluxo, o tipo de associações e conexões mais freqüentemente estimuladas podem ser estudadas com técnicas adequadas de investigações (anamneses, aplicações de testes e resolução de problemas).

A divulgação maciça de que o fenômeno da Ayahuasca tem contribuído profundamente na transformação e enriquecimento pessoal de milhares de pessoas é notória. O surgimento de movimentos culturais em torno do uso da Ayahuasca é inegável. A natureza, a prevalência e fenomenologia dessas transformações precisam ser analisadas em diversos níveis e ponto de vista.

O que é que a Ayahuasca pode ensinar e como ensina? Se a Ayahuasca transforma, como se operam as transformações? Como o uso da Ayahuasca modula a capacidade criativa? A Ayahuasca modifica o estilo habitual de processamento de informação? Como a Ayahuasca modifica as diversas modalidades de inteligências? São algumas da perguntas que precisamos fazer e responder para conhecer melhor esse instrumento potencialmente criativo e transformacional.

A legalidade do uso ritualístico da Ayahuasca no Brasil assim como o alargamento da quantidade de usuários regulares possibilita o desenho de inúmeras pesquisas potencialmente interessantes.

Experimentar, apreciar, estudar e orientar os estados ampliados de consciência induzidos pela Ayahuasca faz parte da missão da nossa sociedade. Por isso estamos buscando contatar colaboradores com interesses semelhantes para desenvolver e realizar pesquisas e trabalhos científicos em conjuntos. Eis, portanto, um convite para os pesquisadores interessados, especificamente os investigadores da comunidade francesa cuja participação neste campo de pesquisa tem sido até agora modesta.

Os comentários estão encerrados.