O Pentagrama

AYAHUASCA E A SUA FENOMENOLOGIA

O Pentagrama:

Inspirado pela flor do Mariri e da Chacrona, possuindo cinco pétalos, esquematizo a fenomenológica da Ayahuasca com o uso de um pentagrama. Uma experiência pentagonal, onde cada um dos pétalos da flor mística representa uma das facetas da experiência.

Experiência psicossomática (força e saúde)

Caracteriza-se pelo surgimento de conteúdos pessoais novos, antes inconsciente, ou, pré-consciente. Uma psicodinâmica curativa onde ab-reações e catarses permitem reviver experiências armazenadas na memória com resolução de conflitos. A catarse pode precipitar-se a nível físico para fim de limpeza e desintoxicação. A catarse espiritual acontece em níveis mais profundos purgando dificuldades, toxinas e traumas acumulados no decurso da vida. A profundidade deste processo e o seu benefício dependem do indivíduo, da intensidade da sua busca espiritual, a vontade e disposição em render o ego.

Ab-reação implica um processo regressivo à situação ou fonte de um problema, ou trauma. Este processo permite à pessoa reviver a experiência, ganhar compreensão, novas perspetivas, construir novos significados em busca de um fechamento ou resolução na forma de uma liberação de culpabilidade, medo, ansiedade, ou quaisquer sentimentos ligando o indivíduo à situação. O processo resulta em reavaliação da maneira de ser com forte tendência para mudanças positivas, renovação dos propósitos e missões de vida.

Experiência iluminadora (luz e consciência)

Faceta cognitiva, noética, da experiência de onde surge um conhecimento caraterizado por intuições e pensamentos luminosos. Problemas são vistos de forma ampliada e as interrelações entre os diversos níveis e dimensões são melhores captados; surgem visões e compreensões mais profundas, abrangentes e sabias.

Experiência estética (beleza e harmonia)

Faceta artística e criativa da experiência, arte maior, onde a coordenação e intensificação do sistema sensorial permite o afloramento de sinestesias – a natureza pulsa com beleza, brilho, poder e vida. Novas formas e harmonias se revelam – a música se faz ouvir com toda a sua alma, a imaginação regurgite de imagens, cores e produções jamais vistas.

Experiência afetiva (amor e compaixão)

Uma intuitiva e palpitante resposta na presença da realidade, instala-se um senso do sagrado, com sentimentos de humildade, reverência e libertação. Sentimentos contendo elementos jubilosos, paz e amor, de grau e intensidade maior se manifestam abrindo na região torácica uma sensação de flor desabrochando, emanando sensações benévolas. Um intenso sentimento harmonizador, curativo e balsâmico, se instala despertando amor à natureza e pessoas: o amor acontece.

Experiência mística (união e transcendência)

A essência da experiência mística proporcionada pela Ayahuasca pode ser detalhada em alguns aspetos essenciais como:

UNIDADE – uma vivência de união cósmica onde o senso do eu se dissolve (a consciência e a memória não se perdem), o sujeito se torna consciente da sua dimensão maior, ele se sente integrado à totalidade, um só.

TRANSCENDÊNCIA – o tempo e o espaço, o sujeito e os objetos, são vivenciados e percebidos além da tridimensionalidade; um conjunto infinitivo de força, luz e beleza resplandecente.

MISTÉRIO – a experiência está muito além do poder das palavras, inefável, essencialmente indizível, podendo, contudo, ser sugerida, apontada pela arte. Os paradoxos lógicos parecem se reconciliar, os indivíduos podem se sentir finitos e infinitos, limitados e ilimitados, num tempo só. Os mistérios da vida, da existência, da consciência, se evidenciam. A sabedoria do Tão, Nirvana, Buda, a Glória, os segredos da Trindade, os mistérios de Tupã, Wiracocha, Inti, podem se manifestar – metáforas e vivencias transcendentais, profundas e preciosas.

Os comentários estão encerrados.